sábado, 14 de janeiro de 2017

Curso de batismo - Aula O verdadeiro Deus

Curso de batismo
com Pastor Luciano Batista

Aula 02: O VERDADEIRO DEUS
“Ouve Israel O senhor nosso Deus é o único Senhor” (Deuteronômio 6.4)

A palavra de Deus a qual chama-mos de bíblia, é uma coleção de livros escrito por aproximadamente 40 pessoas, que supostamente não se conheceram. Foi escrita na certeza absoluta de que há um único Deus, verdadeiro e indivisível.

Segundo o dicionário da linguá portuguesa unicidade é: Estado ou qualidade do que é único


Porque devemos saber disso?
Porque é muito ruim ouvir alguns irmãos unicistas perguntando aos trinitarianos onde está escrito a palavra trindade na Bíblia?


Sabendo o significado da palavra unicidade, você será apto a explicar o porque você é unicista, uma vez que unicidade ou unicista também não esta escrito na bíblia.


Iniciando então nossa aula de hoje, vamos continuar a entender o porque somos unicistas, ou crentes na unicidade de Deus.


Os unicistas creem na qualidade de único Deus, afirmando que este Deus é Jesus Cristo. Usando o texto de Colossenses 2.9 onde diz: Porque NELE habita corporalmente TODA a plenitude da DIVINDADE


Observe as palavras: Nele, toda e divindade.
Todas estas afirmações estão confirmadas pela escritos como sendo parte do corpo (corporalmente) Cristo. Se de fato esta palavras são dirigida a Cristo, então o escritor esta afirmando que Jesus possui a qualidade de único na divindade, uma vez que TODA A PLENITUDE esta nele.


Plenitude: ple.ni.tu.de
sf (lat plenitudine) 1 Estado ou qualidade do que é pleno, cheio ou completo. 2 Totalidade.


Acho que não precisamos usar o dicionario para entender oque significa a palavra TODA


Vamos então tentar ler este texto assim: Porque nele habita corporalmente a unicidade da divindade (Qualidade de único na divindade)

A crença ou crer em um único Deus é chamado também de monoteísmo, uma palavra derivada de duas palavras Gregas: monos, significando só, singular, um, e theos, significando Deus.

Essa doutrina é o centro da mensagem da Bíblia Sagrada, e tanto o Antigo quanto o Novo Testamento ensinam isto de um modo claro e enfático.

Apesar da simplicidade e da clareza com que a bíblia a apresenta Deus como único, muitos que creem na existência de Deus ainda não a compreendeu.

Mesmo dentro do Cristianismo, muitas pessoas, inclusive muitos teólogos, não têm entendido a unicidade de Deus, este estudo propõe apresentar e explicar de uma forma resumida e dinâmica, porque cremos em um único Deus.

O que a  Bíblia diz a respeito de tudo isso?

Eu sou, Eu Somente e não há outro Deus alem de mim. Deuteronômio 32.29

Não há semelhante a ti e não há outro Deus alem de ti. 2 Samuel 7.22

  Senhor, ninguém há como tu, e não há Deus fora de ti. 1 Crônicas 17.20

Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor. Salmos 83.18

Pois grande és o operas maravilhas; só tu es Deus. Salmos 86.10

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. Isaias 42.8

Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum outro haverá. Eu sou o Senhor e fora de mim não há Salvador. Isaías 43.10-11

Is.  44:6 Eu sou o primeiro e o ultimo e fora de mim não há Deus. Isaias 44.6

Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?) Isaías 44.24

Eu sou o Senhor e não há outro. Isaías 45.8

O Senhor nosso Deus é o único Senhor Marcos 12.29

Não há outro Deus senão um só. 1 Coríntios 8.4

Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e por todos e em todos. Efésios 4.6

Ao Rei eterno imortal invisível, AO ÚNICO DEUS, seja a honra e a gloria para sempre. Amém. 1 Timóteo 1.17

Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. 1 Timóteo 2.5

Já identificamos a luz da Bíblia que Jesus é Deus. Sendo que somente existe um único Deus então fica óbvio que Jesus é esse único Deus.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9.6

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1.23

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1.1

E o Verbo (que é Deus) se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1.14

Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! João 20.28

de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém. Romanos 9.5

para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, Colossenses 2.2

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1.1

Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5.20

A crença em mais de um deus, também chamada de politeísmo. É condenado pela bíblico com sendo idolatria.

Não terás outros deuses diante de mim. Êxodo 20.3

Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1 Coríntios 10.14

Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Gálatas 4.8

a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, Gálatas 5.20
Meu nobre conselhos amigo é o mesmo de João: Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 1 João 5.21

Qualquer crença que diminua ou tira de Jesus a glória de único Deus, é idólatra.

Igreja Apostólica do Brasil/Mauá-SP
www.youtube.com/iabmaua

Nenhum comentário:

Postar um comentário