sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

CBA - Livro de Levítico (Vayikra)

Curso Bíblico Apostólico
Livro de Levítico (Vayikra)
com Pastor Luciano Batista

Aula ao vivo toda quinta as 20h00
www.youtube.com/iabmaua 

Moisés foi o autor do livro de Vayikra (Levítico)
O nome original deste livro é Vayikra que traduzido seria CHAMOU

Como sempre usarei o material teológico para fundo do estudo, mas em todas as aulas presencial eu acrescento informações que não fica em texto. Motivo evitar uma leitura longa.
Mas o livro tradicionalmente tido por sanguinário é na verdade o livro que trata do chamado ao serviço santo. Seria muito bom se os leitores observassem e respeitassem a morte dos animais inocentes.

O Livro do chamado foi escrito entre 1440 e 1400 AC.

Porque os israelitas haviam sido mantidos em cativeiro no Egito durante 400 anos, o conceito de Deus tinha sido distorcido pelos egípcios pagãos e politeístas. O objetivo de Levítico é fornecer instruções e leis para orientar um povo pecador, mas redimido, em seu relacionamento com um Deus santo. Há uma ênfase em Levítico na necessidade de santidade pessoal em resposta a um Deus santo. O pecado deve ser expiado através da oferta de sacrifícios próprios (capítulos 8-10).
Outros temas abordados no livro são dietas (alimentos puros e impuros), o parto e doenças que são cuidadosamente regulamentadas (capítulos 11-15).
O capítulo 16 descreve o Dia da Expiação, neste dia um sacrifício anual é feito pelo pecado cumulativo de todas as pessoas. Além disso, o povo de Deus deve ser discreto na sua vida pessoal, moral e social, em contraste com as práticas atuais e pagãs ao seu redor (capítulos 17-22).

Versículos-chave:

Levítico 1.4: “E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.”

Levítico 17.11: “Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.”

Levítico 19.18: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”

Os capítulos 1-7 esboçam as ofertas exigidas, tanto dos leigos como dos sacerdotes.
Os capítulos 8-10 descrevem a consagração de Arão e seus filhos para o sacerdócio.
Os capítulos 11-16 são as instruções para os vários tipos de impureza.
Nos capítulos finais encontramos as orientações de Deus ao Seu povo para a santidade prática. As festas estabelecidas por Deus, é umas das muitas formas de Deus separar seu povo dos costumas das nações.
Várias festas foram instituídas como adoração do povo ao único Deus de Israel, reunidas e praticadas de acordo com as leis de Deus. Bênçãos ou maldições acompanhariam tanto a obediência quanto o abandono dos mandamentos de Deus (capítulo 26). Os votos para o Senhor são abordados no capítulo 27.

O tema principal de Levítico é a santidade. A exigência de Deus pela santidade do Seu povo baseia-se na Sua própria natureza santa. Um tema correspondente é o de expiação. A santidade deve ser mantida diante de Deus, e ela só pode ser alcançada através de uma adequada expiação.

Grande parte das práticas ritualísticas de adoração retratam de muitas maneiras a pessoa e a obra do Messias. Hebreus 10 nos diz que a Lei Mosaica é “a sombra dos bens vindouros”, pelo qual se entende que os sacrifícios diários oferecidos pelos sacerdotes como substituição pelo pecado do povo eram uma representação do sacrifício final -- Jesus o Cristo, cujo sacrifício seria oferecido de uma vez por todas a favor daqueles que nEle creem. A santidade concedida temporariamente pela Lei seria um dia substituída pela obtenção permanente dessa santidade, quando os Cristãos trocariam o seu pecado pela justiça do Messias (2 Coríntios 5.21).

Deus leva a Sua santidade muito a sério e por isso devemos também. A tendência na igreja pós-moderna é criar Deus em nossa própria imagem, dando-Lhe os atributos que gostaríamos que Ele tivesse em vez daqueles que a Sua Palavra descreve. A santidade absoluta de Deus, o Seu esplendor transcendente e a sua “luz inacessível” (1 Timóteo 6.16) são conceitos estranhos para muitos Cristãos. Somos chamados a caminhar na luz e repudiar a escuridão nas nossas vidas para que possamos ser agradáveis aos Seus olhos. Um Deus santo não pode tolerar o pecado flagrante e desavergonhado em Seu povo e a Sua santidade exige que essa transgressão seja punida. Não devemos de forma alguma ser impertinentes em nossas atitudes para com o pecado ou o ódio de Deus para com ele, nem devemos minimizá-lo de forma alguma.

Louvado seja o Senhor que por causa da morte do seu Messias a nosso favor não mais temos que oferecer sacrifícios de animais. O tema predominante de Levítico é substituição. A morte dos animais era uma penalidade de substituição para aqueles que pecaram. Da mesma forma, mas infinitamente melhor, o sacrifício de Jesus na cruz foi o substituto perfeito e final pelos nossos pecados. Agora podemos estar sem medo diante de um Deus de santidade absoluta porque Ele vê em nós a justiça de Cristo. Arrependa-se e seja batizado em NOME DE JESUS O CRISTO (Atos 2.38)

Igreja Apostólica do Brasil
Mauá-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário