quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Aula 01 Conhecendo a autoridade

 Curso Bíblico Apostólico
“Construindo um casamento inconfundível”
Igreja Apostólica do Brasil, Mauá-SP
Palestrante: Pastor Luciano Batista
https://youtu.be/LkzbW-FY7_E

Prezados alunos e amantes incondicionais, com grande alegria damos inicio ao segundo curso para casais, com o tema CONSTRUINDO UM CASAMENTO INCONFUNDÍVEL!
Quero agradecer ao Senhor Jesus, nosso Deus único e verdadeiro e indivisível, pela honrosa oportunidade de poder compartilhar um trabalho feito com grande amor, carinho e profunda dedicação.
Leitores seu comprometimento e fidelidade com esse assunto é a base do sucesso para seu casamento.
Eu garanto que ao término deste curso, o seu casamento estará pronto para enfrentar as dificuldades da vida com punhos fortes.
Quero a cada semana apresentar um sub tema a vocês. A cada sub tema deverá ser um projeto que você vai aprimorar duramente a semana que se segue.
Lembrando que o Curso  Construindo um Casamento Inconfundível, é uma matéria com objetivo de ESTRUTURAR E FORTALECER O SEU CASAMENTO E SUA VIDA ESPIRITUAL.
Sejam bem vindos.
Vamos a primeira semana do CCI.

Tópicos semanais
1) Conhecendo a autoridade
2) Eliminando a generosidade
3) Priorizando as prioridades
4) Meu lar um encontro de sábios
5) Curando a sogra
6) Namoro
7) Filhos
8) Até que a morte nos separe

CONHENCENDO À AUTORIDADE

"Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz." Mateus 8.9

Usaremos um exemplo do maior Líder que já existiu em todos os tempos, Jesus o líder por excelência
Como identificar um líder quando o mesmo está rodeado pelos seus discípulos, seguidores ao liderados?
Na maioria dos casos imaginamos uma pessoa que sobrepõe às outras, mais inteligente, mais ágil, mais versátil ou seja que se destaca mais.
Com Jesus a ordem é bem contraria, com Ele aprendemos a ser um líder totalmente diferente.
No Getsêmani por exemplo Ele precisou ser identificado com um beijo
Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo:
Aquele que eu beijar, esse é: prendei-o.
Mateus, 26.48
Em seus ensinos Ele diz: Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre. Lucas, 6.40
O verdadeiro líder não é quem manda mais, mas sim quem delega mais autoridade a sua equipe.
Pastor Luciano Batista
Levando em consideração que a família é uma equipe, vamos usar um líder Sacerdotal com ilustração para essa aula: Vamos conhecer o líder Arão, sua equipe era composta de cinco integrantes quais são: A sua esposa Eliseba e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (Todos serviam ao SENHOR como sacerdote. Êxodo 6.23, 28.1)
Existe uma necessidade muito grande em reconhecerão o líder do lar, o sacerdote da família, uma vez que essa hierarquia é quebrada, deparamos com as consequências que são muito graves inevitáveis, por esse motivo, na aula de hoje trataremos do assunto: Reconhecendo a autoridade do líder, seu papel, sua importância, e a influência que a sua liderança causa nos seus liderados.
A família de Arão integram a lista da primeira ordem sacerdotal estabelecida na nação de Israel, um exemplo muito importante para nós nos dias de hoje.
Dos quatro filhos do sumo sacerdote Arão dois deixaram uma marca muito ruim no ministério de Arão. Ainda que os pais “não tenham” culpa pelos pecados de seus filhos, eles com certeza tem influências nestes pecados.
Que tipo de sacerdote (líder) eu sou, e que legado estou deixando para minha equipe?
1 Coríntios 15.33

Vamos estudar um pouco sobre essa equipe: Sua esposa Eliseba, que na cadeia de comando ocupa a responsabilidade de autoridade educadora.
Porque autoridade educadora?
Sabemos que na MAIORIA dos casos a esposa é quem fica com a responsabilidade da educação. O pai é a autoridade maior do lar, sendo ele na MAIORIA das vezes o provedor e protetor da família.
Gostaria que os CRÍTICOS prestassem muita atenção agora
Embora não temos maiores informações sobre a esposa de Arão quero usar um exemplo que pode ser contrário a verdade. O que escrevo agora são meras especulações sobre um erro muito comum nas famílias até os dias de hoje.
Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
1 Coríntios 7.14


Observando essa passagem logo aprendemos que a santificação da família está vinculada a parte fiel do casamento. Então logo podemos afirmar que se o pai ou a mãe é infiel, está convivência pode afetar o equilíbrio da família (equipe).
Poderia então usar um exemplo que a irmã Eliseba era uma mãe, que possivelmente não cooperava fiel ao ministério do seu esposo, ou que não honrar as prioridades espirituais da família. Com essa atitude, sua influência criou um espírito malandro em seus filhos. Mais ou menos assim: Orar, Jejuar ou ler a bíblia? Pra que isso?
Só ir na igreja já é suficiente......
Daí entendemos a malandragem de seus filhos ao oferecer fogo estranho.
Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os devorou; e morreram perante o Senhor. Levítico 10.1-2
Na ilustração estou usando uma mulher que não tem muita informações, sendo assim fica fácil supor o que quiser. (Observe a importância de deixar um legado a ser seguido).
Mas encontramos um exemplo onde a mãe fez toda a diferença: trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti. (2 Timóteo 1.5)
A importância de reconhecer a autoridade é fundamental para o sucesso da equipe.
Cadeia de autoridade:
Jesus: Autoridade suprema
Esposo: Autoridade representativa
Esposa: Autoridade disciplinar
Filhos: Autoridade ortogada

Dentro desta base deve-se estabelecer a família.

Independente de quem sustenta a família financeiramente, a cadeia de autoridade é a mesma.
Lembrando que o seu Pastor é autoridade sacerdotal sobre a sua vida, sendo um líder espiritual.
Em um casamento é estabelecido um grupo ou dois casais de conselheiros  (Padrinhos), que possuem autoridade ortogada pelo casal para instruir o bem estar do casamento.
Reconhecendo está cadeia de autoridade você está pronto para seguir no estudo.

Concelhos
Procure seu Pastor diga a ele a importância de sua liderança, e afirme sua submissão a ele.
Visite seus conselheiros e lembre eles da sua influência em seu casamento
Converse com seu cônjuge e seus filhos sobre a importância de manter a cadeia de autoridade em funcionamento.
Procure sempre demonstrar seu carinho e submissão a cadeia de autoridade em sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário